18/12/08

Ponto da situação


Ideia: juntar os contributos de alguns portugueses sobre a situação de viver num país como o nosso neste determinado momento histórico pelo qual estamos a passar. A proposta não podia ser mais abstracta: cada um terá um país diferente (geográfica e culturalmente, cada um fez os caminhos que fez), e o seu momento histórico será deveras influenciado pelos seus interesses pessoais. Estará aí mesmo o interesse deste exercício: gerar algum debate em volta da forma como sentimos e vivemos o nosso país e os nossos tempos.

Porquê: a falta de um pensamento que seja enraizado na experiência de um viver no nosso tempo. Não nos reconhecemos nas análises que são feitas, nem nos movimentos que se constituem em volta do poder. Não queremos poder, mas queremos perceber. Pensando em conjunto, pode ser que se encontre alguma coisa. Pode ser que não.

Modo: cada um dos autores será desafiado a escrever pequenos textos sobre diversos temas. O primeiro desafio é escrever uma apresentação do que é a vida neste país aqui agora para cada um. Neste desafio, para além da apresentação do ponto de partida de cada um, esperamos que possam propor uma direcção para a reflexão que vamos fazer. Essas propostas constituirão os desafios seguintes do grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A moderação de comentários foi activada